Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





terça-feira, 22 de setembro de 2009

Direitos humanos no Museu Olavo Cardoso



O Museu Olavo Cardoso oferece desta quarta ao dia 30, uma série de palestras com o tema Direitos Humanos. A Primavera dos Museus está dividida em duas partes: a exposição que mostra o que os humanos são capazes de fazer, para bem ou mal, com outros humanos e o ciclo de palestras. A entrada é franca.

Programação:

* De 23 a 30 de setembro: Exposição Direitos Humanos, das 9h às 17h30

* Dia 23 de setembro das 15h às 16h30,
Palestra: Direitos Humanos e a questão indígena
Simonne Teixeira, pesquisadora da Uenf

* Dia 24 de setembro das 9h às 10h30
Palestra: Inclusão da Diversidade
Sandra Siqueira, pesquisadora

* Dia 25 de setembro das 9h às 10h
Palestra: Direitos da Empregada Doméstica
Dr. Cristiano Fagundes, professor da Universo

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Mercado chega aos 88

(Reprodução do blog historiar)

Em setembro de 2006 este blogueiro realizou nas dependências do Mercado Municipal uma mostra fotográfica sobre o espaço. Durante a semana, que marcava o aniversário de 85 anos, as fotos ficaram expostas numa das entradas.

Os feirantes se viram nela e pelo que lembro, o Monitor Campista lembrou da data com boa matéria. Acho que não teve mais nada.

Nesta terça-feira o espaço mais tradicional da cidade chega aos 88 com mostras, bolo, festa e toda atenção merecida. Os companheiros do Instituto Historiar postam em seu blog, o primeiro de nossa lista ao lado, um belo histórico e algumas das fotografia que o mestre Hélvio Cordeiro tem em sua rica coleção.

Vale a pena ler e até mesmo salvar e guardar. Aqui

Vaga para curso

Os colegas do Comunique-se divulgam mais um curso voltado para jornalistas e demais interessados em comunicação. Agora que o diploma deixa de ser exigência legal para a de conveniências, o leque de interessados pode aumentar. Eis a nota:

"Estão disponíveis as últimas vagas para o curso Relações com a Mídia, que tem como foco a habilidade de transformar release em notícia a partir do bom relacionamento do assessor de imprensa com os veículos de comunicação.

A oficina, realizada pelo Comunique-se, será nos dias 19 e 20 (sábado e domingo), na sede da Facha, em Botafogo, no Rio de Janeiro. As aulas são ministrada por Marco Siqueira, assessor da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo".

Outras informações aqui

Goiabinha

Nosso bloquinho adotou a tartaruga como ícone. Em parte por conta da simpatia deste atípico blogueiro ao movimento pela desaceleração. Internet, caixa eletrônico, celular, laptop, tudo coisa boa. Mas um pouco mais de tempo para o ser humano também é coisa "show".

Há pelo mundo gente discutindo a necessidade de desacelerar um pouco. Por exemplo: meninas e meninos de 12 anos poderem ter realmente seus 12 anos em paz. Menos indução à compulsividade de consumo. Menos ideologia do imediatismo e da grana como elemento central da vida.

Voltando à tartaruguinha... Alguém gostou tanto dela que violou o blog reproduzindo as figuras abaixo do texto de apresentação. Como podemos tirar lição de tudo, entendi que a irregularidade das postagens também tem limite.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Goiabeira

(Crônica publicada no Monitor nesta sexta)

O pé de goiaba veio ao chão. Desabou sem maiores cerimônias. Ruiu de tal forma que interditou o quintal. Com o seu passamento vieram algumas reflexões. A primeira: o que fazer com aquele corpo imenso e pesado? De cara pensei em como seria embaraçoso esquartejar o bicho e prepará-lo para o funeral.

Não tenho moto-serra. Possuo um serrote de bons dentes, mas não o preparo para a empreitada. Pensei muita rapidamente na Defesa Civil. Sei por alto que eles cortam árvores de quintais quando elas ameaçam cair. Mas uma vez a coisa acontecida, não sei. Os galhos e os pedaços do tronco creio que o serviço regular de coleta não recolhe. Incrível que não há planos funerários para árvores em nossas vidas urbanas e tão maquinizadas.

O que levou a árvore ao chão motiva um momento filosófico que considero altamente auspicioso. O poderoso agente que provocou a queda do gigante foi um bichinho tão pequeno quanto as formigas doceiras: cupim. Sozinhos, atravessando o cimentado que leva o visitante à varanda da casa, eles podem ser esmagados com nossas pisadas. Mas os cupins andam devastando contas, móveis, assentamentos contábeis e arruinando a integridade de janelas e portas do Morrinho, berço do samba campista.

Juntos, sabem muito bem o que fazer para serem uma sociedade funcional e altamente organizada. É pouco provável que alguns deles tenham parado para elaborar uma crítica aprofundada a um sistema econômico existente no cupinzeiro. A vida de cupim realmente não pode se comparar a dos homens. Deve ser muito sem graça. Mas é muito curioso, enquanto fenômeno, como os cupins atravessam o caminho dos homens e geralmente promovendo grandes estragos.

É fácil dar um tempo nas formigas. Entretanto, contra cupim, às vezes, nem o pessoal especializado dá conta inteiramente. Decidi resolver eu mesmo. Ainda luto contra essa ideia moderna de que não vale a pena perder tempo com tarefas exaustivas do gênero. Muita gente vive nas academias fazendo um esforço danado para ter o bem-estar que um pouco de trabalho duro proporciona. E nesse último caso até com alguma filosofia.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A boa da gastronomia

A companheira Neuzinha Siqueira está divulgando um evento gostoso que felizmente entra em segunda edição. Eis:

"II Festival Gastronômico

Diante do enorme sucesso do ano passado, acontece de 23 a 25 de outubro, no Espaço Sueth do Saldanha da Gama, o II Festival Gastronômico, com um cardápio de atrações de dar água na boca! Aguarde!"

Isso lembra o Festival Gastronômico que aconteceu em anos recentes aqui em Campos. Boa iniciativa numa cidade onde comer bem é alternativa de lazer. E também cultural é claro. Esperamos que a turma que ocupa a Secretaria de Turismo retome a ideia.

Não lembro se teve no ano passado. Campos é uma cidade com talento para enterrar boas iniciativas por conta de mesquinharias.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dores de África


O sonho de 9 em cada 10 jornalistas é cobrir grandes histórias. Coloco um a menos pelo fato de que pode alguns preferirem fechar páginas e administrar redações. O meu colega Carlos Alberto Júnior concretizou a grande aspiração.

Está ancorado em Angola de onde cobre o continente africano. Vale a pena ler seus textos no blog que está entre os que destaco ao lado. A foto acima é de uma mulher vítima de uma atrocidade que ainda atinge milhares de africanas, a violência sexual.

Em seu blog Júnior relata o caso com seu jeito de jornalista contador de história e divulga a tocante entrevista que fez com ela. aqui

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus