Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Domingo no campo

Eu devia saber que pássaro é este da foto. Mas tenho dúvida se é um canário ou um papa-capim do papo amarelo. Devia saber porque comecei a trabalhar, no sentido formal, justamente com pássaros.

Não gostava de ver os bichinhos presos - sobretudo naqueles gaiolões de periquitos. Era o Mercado dos Pássaros. A loja funcionou na Praça Azeredo Coutinho, no entorno do Mercado Municipal, em Campos.

Este pássaro da foto encontrei nesse domingo em Rio Preto, distrito da zona rural de Campos. É a nossa região serrana. O domingo foi bom em todo município, mas lá foi especialmente bom por causa de temperatura amena e uma luz maravilhosa.

Sei que para muitos garotos e marmanjos também, para ser feliz hoje em dia é preciso ir ao shopping center ou pagar por algo. Mas um domingo na roça proporciona um momento de resgate para gente que viveu tempos em que se tinha pássaros e mato no cotidiano.

Para outros pode ser uma bela descoberta. Passei mais de uma hora ouvindo patos do mato enfiados numa moitona de tabua. Queria fotografa-los. Cheguei a ver um deles, com suas penas esverdeadas. Mas não saíram da moita.

Com câmeras digitais, celulares com câmeras estamos mais interessados em fotografar o momento que atentos em viver o momento. Aquele tempo parado ali espiando e escutando bicho me proporcionou uma pequena viagem no túnel de tempo.

Lembrei da infância quando saia com outras crianças para caçar passarinho no mato. Nunca consegui ter o visgo que os meninos bosuntavam numa varinha ou arame para que o pássaro nele ficasse ao pousar.

E nesse domingo dei graças por isso. No fundo, nunca curti a caça. Achava bacana era ver o papa-capim, o tizil, a cambaxirra.



Mas esse domingo também foi tempo de reaver o prazer besta que é ver as galinhas ciscando o tempo todo. Tê-las aos meus pés foi um antigo prazer resgatado. No sítio Ouro Verde também há um lago onde patos mais contidos se deixam ver em navegação suave e doce.

Contraditório, como muitos sujeitos urbanos, corri a fotografar ao ouvir vozes de crianças.

Precisei. Por elas revi a Lagoa de Cima que conheci em passeios domingueiros com tios e primas. As idas a casa da tia em São Sebastião.

O barato do domingo está em ler jornal na sala, em jogar video game, quem sabe até em lavar o carro. Mas a viagem sensorial que se tem em contato com a natureza é pouca provável em casa.

Um comentário:

  1. Te garanto que ese passarinho aí está nos pés de Jesus. Bilhões de anos Luz...Este arame farpado é nuvem... de tão macio... quando estamos nos pés de Luz!
    O Senhor Jesus te abençoe e que voc~e seja coberto pelo Sangue de JESUS Lindão!

    olha a palavrinha: dentene

    Dente, né?
    Dente são bons relacionamentos!
    aproveite... Jesus é Lindo. Que bom você ter esse amopr a Natureza que Deus Fez! Que bom!

    ResponderExcluir

Seja responsável

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus