Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





domingo, 9 de agosto de 2009

O teste da gripe

O povo da área de saúde (ou o melhor seria da doença?) crê que a semana que inicia nesta segunda será a mais crítica para a gripe suína. A expectativa é de que a probabilidade de transmissão do vírus será maior neste período.

Ele já está circulando por todo estado. Para Campos e cidades vizinhas que com ela interagem deverá então ser prova de fogo. Isso porque a gripe vem sendo tratada como fenômeno sob controle pelo governo municipal.

Melhor tradução disso foi a manchete deste sábado de O Diário. Diz que a gripe está sob controle em Campos. Não está. Segundo uma das médicas que participa do grupo de trabalho convocado pela secretaria de saúde para tratar do problema, estamos numa situação fora de controle.

Ela chega a mencionar o caso de se aproveitar o feriado de São Salvador para iniciar um feriado sanitário. A idéia seria investir mais radicalmente na prevenção. Como temos tido festa é incentivos para as aglomerações, vamos ver no que dá.

Pode ser que o calorzinho deste agosto ajude a manter o vírus em baixa por aqui. Torçamos para que isso aconteça. A comunicação oficial está alardeando que a cidade prima por distribuir às grávidas o remédio americano Tamiflu.

Muitas gestantes, pensando sobre o assunto, indagam o seguinte: há estudos conclusos seguros para garantir que o medicamente não causa consequências para o bebê? Sobre o clima de deixa com a gente duas coisas me soam preocupantes: primeiro a expressão grave do secretário Paulo Hirano na foto de O Diário, quando ele é o da saúde estadual, Sérgio Côrtes, se encontraram.

Segundo, a fala do secretário de que grávidas deviam ficar isoladas. Soube que ele comentou com pessoa amiga que orientou a esposa a não sair de casa neste semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus