Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





domingo, 9 de agosto de 2009

Neville D`Almeida no Conexão neste domingo


Neville D`Almeida costuma dar entrevistas que valem a pena assistir. E neste caso, com o D`Avila é auspiciosa mesmo. Abaixo texto de divulgação da TV Brasil.

"Roberto D´Avila entrevista um dos mais polêmicos nomes da cultura brasileira: o cineasta Neville D´Almeida. Considerado um diretor maldito e um dos ícones do cinema marginal, Neville pertence a uma grande safra de cineastas mineiros, que conta com nomes como Júlio Bressane, Rogério Sganzerla, Joaquim Pedro de Andrade, entre outros.

A sua ligação com o cinema começou em 1958, no Centro de Estudos Cinematográficos, de Belo Horizonte, onde conviveu com importantes cineastas e críticos da época. Nos anos 60 frequentou cursos de arte dramática na Universidade Federal de Minas Gerais e no New York College. Ele volta ao Brasil em 1968, em plena ditadura militar. Dirige e produz seu primeiro filme – Jardim de Guerra – uma narrativa fragmentada entre questões políticas, liberdade sexual, feminismo e drogas.

O cineasta fala ao Conexão Roberto D´Avila sobre esse e outros filmes que também foram proibidos pela censura como Gatos da Noite. Em 1978, depois de quase 10 anos banido das telas, ele volta ao Brasil e dirige o seu primeiro grande sucesso: A Dama do Lotação, baseado em conto de Nelson Rodrigues. Com Sônia Braga, no papel principal, A Dama do Lotação é o segundo filme nacional de maior bilheteria da história, com mais de 6 milhões e meio de espectadores.

Em 1980, o diretor emplaca novo sucesso: Os Sete Gatinhos, também da obra de Nelson Rodrigues. Dois anos depois o cineasta faz o seu mais polêmico filme: Rio Babilônia, em que mistura política, drogas, sexo, corrupção e prostituição, e traça um perfil do Rio de Janeiro em cenas extremamente ousadas. Sem ter qualquer filme em cartaz desde 1997, quando rodou Navalha na Carne,Neville é um crítico contundente do atual cinema feito no país - que ele classifica de “cinema mauricinho”.

Durante a entrevista, Neville comenta sobre o sucesso Dama do Lotação, de Rio Babilônia e da exposição Cosmococa que fez junto com Hélio Oiticica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus