Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bicicleteiros


Um exemplo da Cidade Poema

Estima-se que Campos seja uma das cinco cidades do país com maior número de bicicletas em relação à população. A cidade tem ciclovias, assim como acontece com vizinhos como Quissamã e Macaé.

Mas provavelmente nenhuma das cidades do interior do Estado cuida de oferecer maior número de vagas para elas que São Fidélis. Na cidade Poema há bicicletários espalhados por toda parte. Pelo menos no Centro. Tem na praça, na frente do hospital, nas calçadas das escolas, lojas e instituições particulares.

É uma bela maneira de estimular o ciclismo. Também é um exemplo a ser seguido pelas demais. Principalmente Campos que tantas afinidades políticas tem com a terra do poeta Antonio Roberto Fernandes.

O ex-prefeito de São Fidélis, Davi Loureiro, é um dos importantes nomes da administração da prefeita Rosinha Garotinho. Isso e mais o fato de a primeira ciclovia da cidade ter sido construída na administração de seu marido, Garotinho, é motivo mais que suficiente para a prefeitura ter maior empenho com o tema.

No Centro de Campos o bicicletário não comporta o grande número de bicicletas utilizadas pelas pessoas. Há muito o que fazer para estimular e tornar mais seguro o uso desse importante veículos alternativo.

Contribuir para que as pessoas tenham bons hábitos de cidadania, como deixar a bicicleta no lugar certo é um auspicioso começo.

2 comentários:

  1. E viva as bicicletas! Viva! Goste hein! muito... Campos precisa de bicicletários e mais ciclovias a beira de um gramado... hum! Fala a verdade...

    Como não postar? Como?

    ResponderExcluir
  2. problema de Campos é que a "sociedade" (aquela que aparece em colunas de jornal e mora dentro dos orgãos públicos) é contra as bicicletas.

    destruindo ciclovias, jogando seus carros contra quem está a pedalar, usando os raros biciletários como suporte pra qualquer coisa, menos bicicletas.

    Ainda tem a iniciativa privada que não colabora. Pela pelinca, os centros comerciais não dispõem de lugar nem pros funcionários das lojas guardarem suas magrelas.

    Até mesmo nas escolas, onde grande parte dos estudantes vai de bicicleta por ser a unica alternativa ao transporte público caótico, os bicicletários são raros. Principalmente nas públicas.

    ResponderExcluir

Seja responsável

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus