
A criança que volta para casa nesse ônibus escolar terá que visão de mundo? Acostumada a embarcar num veículo estacionado em cima da calçada, como ela vai assimilar a regra de trânsito que delimita o espaço de gente e o espaço de carros?
A fotografia suscita uma série de reflexões. Entre elas, o fato de a inversão de valores acontecer na saída não de uma, mas de duas escolas. Escolas que trabalham na formação de crianças e adolescentes.
Outra questão é o espaço. E este é geográfico e o da vida de cada um de nós, de nossa rotina. Dele vamos tratar aqui com a visão dos geógrafos e dos cidadãos. A noção de espaço é construída pelo homem. Resulta de posse e de interações.
Para as cidades, a ocupação das ruas é um tema da maior relevância. É um dos maiores desafios para a administração. Não basta olhar para o problema de forma simplista. A população cresce, o número de veículos também e o espaço tem seus limites.
O assunto terá continuidade aqui num debate que o blog pretende estender a todos os que têm preocupação com essa reflexão tão necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável