Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





quarta-feira, 10 de junho de 2009

Quatro definições de paisagem






Praia, o Pontal acabado. (Adriana Gomes da Silva, bolsista da inclusão ao trabalho do IFF)
[O Pontal revela aos visitantes de Atafona, praia do Norte Fluminense, uma das paisagens mais impactantes do litoral do Estado do Rio. No senso popular, o que acontece ali é que o mar está engolindo o lugar]

Uma visão da natureza tão magnífica, que naquela hora você gostaria que a pessoa que você gosta estivesse presente. (Luis Felipe Wendhusen – estudante de automação do IFF)

Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons. (Milton Santos - geógrafo)

A paisagem é um produto objetivo, do qual a percepção humana só capta, de início, o aspecto exterior. Há como que um ‘interior’ da paisagem, uma substância, um ser da paisagem que só deixa ver seu exterior. É, aliás, isto que dará aos olhos de certos geógrafos, o limite da abordagem paisagística.

Ao mesmo tempo, a intenção e a esperança científicas do geógrafo consistem em tentar ultrapassar esta superfície, esta exterioridade, para captar a ‘verdade’ da paisagem. (Jean – Marc Besse - Geógrafo)






Os textos dos geógrafos foram extraídos do artigo “Diálogo entre as categorias da geografia: Espaço, Território, e Paisagem”. Revista Caminhos da Geografia: www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus