Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um jeito estranho de ser


Uma primeira leitura que esta vitrine de Dia dos Namorados sugere: pode ser de qualquer país de língua inglesa, aonde o dia dos casais seja comemorado. Comemorado ou programado pela publicidade, a propaganda e o comércio?

Mas a vitrine não é de Londres ou Estados Unidos, onde o Valentine Day acontece em 14 de fevereiro. Na verdade é de uma loja da Pelinca. Isso me faz pensar em que tentar ajustar os modos linguísticos do Brasil a seus irmãos de influência lusa talvez seja esforço de validade relativa. Os da terrinha portuguesa não parecem se interessar muito por isso.

Pelo menos em Campos, na hora do vamos vender, expressões isoladas da língua de Shakespeare, ou frases inteiras comparecem com firmesa. Para além do exemplos abundantes no comércio, nas promoções de festas para universitários, há os nomes de prédios. Uma das marcas de nosso jeito estranho de ser.

2 comentários:

  1. Ah, Dia dos Namorados! Há os que ainda acreditam no amor, na célula viva de um relacionamento se não tão perfeito mas, estimulador aos extremos para a caminhada a dois. E como vale a pena! Apesar do sombrio dia, testemunhamos casais enamorados, na firmeza de seus sentimentos percorrendo ruas e avenidas a procura do belo e do bom convívio em qualquer cantinho.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos num mundo globalizado e não é de hoje.

    Nossa cidade, uma das quarenta maiores do país, sofre toda as influências dessa globalização, desde as mais positivas quanto as mais nefastas. A influência da língua inglesa é natural, num mundo globalizado onde o inglês é a língua universal e, nossa língua, o português (alguns até defendem que deveria ser chamado do brasileiro), viva, dinâmica, acaba por absorver palavras e expressões de outros idiomas.

    Isso é compreensível mas, não justifica o exagero estampado nessa vitrine e, me pergunto, será que o lojista teve um bom retorno de vendas? Afinal, nem todos os clientes são poliglotas.

    ResponderExcluir

Seja responsável

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus