Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





domingo, 19 de julho de 2009

Aula de jornalismo

(foto TV Cultura)

O jornalista americano Gay Talese disse, durante entrevista (inédita e gravada) ao Roda Viva, que irá ao nessa segunda-feira (20/7), a partir das 22h10, que o jornalismo nos Estados Unidos não foi bom durante o período do governo Bush.

“Não foi um bom casamento”, relata. Talese explica que, depois do ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, o jornalismo se enfraqueceu e a tendência de se abraçar a causa anti-terrorista de George W. Bush ficou visível. “Quando vimos o avião cruzando o World Trade Center não podíamos dizer que aquilo não era verdade”, diz.

Talese, de 77 anos, 11 livros publicados, um deles sobre os bastidores do The New York Times, ainda fala sobre a melhor entrevista que fez, o que considera ser realmente jornalismo, a influência das famílias no controle dos meios de comunicação e de seu próximo livro, que vai enfocar os 50 anos de seu casamento com a editora Nan Talese.

Aos jornalistas, Gay Talese aconselha: “Trabalhe duro, vá às ruas, fale com as pessoas”. O jornalista ressalta que não há história linear. “O jornalismo não é feito de perguntas e respostas. Circule, veja as pessoas, você vai encontrar outras histórias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus