Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





segunda-feira, 20 de julho de 2009

Salve a água


A fotografia de um banheiro com o importante trio usado para o asseio de pessoas ditas civilizadas pode soar estranha neste espaço. Mas vou tentar mostrar que tem tudo a ver.
O consumo de água, principalmente a tratada, é um assunto de primeira preocupação.

Há pessoas que aderem a medidas alternativas para a economia de água ou seu uso de forma racional. Gente que não dá descarga na primeira vez que urina, mas depois de fazê-lo mais uma ou duas vezes.

Condomínios já são construídos de maneira a se utilizar água de banho ou de lavagem de roupa para limpeza de pátios, garagens e outras instalações. No caso dos banheiros, o consumo das válvulas de descarga não é pequeno.

Entre um litro e meio a um litro e setecentos mililítros por segundo. Existe um programa específico do governo federal para estudar e propor alternativas para a racionalização e desenvolvimento das construções. Entre as questões envolvidas está o uso de recursos como a água.

É o PBQPH (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da Habitação). Ele determinou que a partir de 2003 as bacias sanitárias deveriam consumir no máximo 6 litros de água. Antes a tolerância era de 12 litros.

Banheiros bem que podiam ter sempre a alternativa de um mictório para os homens. Além de menor consumo de água nas descargas evitariam a velha briga entre casais, por conta de os homens esquecerem de baixar a tampa do vaso após urinar.

Em casa, outro desafio ao bom senso é a maior ou menor abertura das torneiras da cozinha e áreas de serviço. Uma torneira típica faz jorrar entre 11 e 19 litros de água por minuto. Portanto, voltando à questão do início, esse banheiro mostrado é bom exemplo a meu ver. E ele é de um organismo público usado por milhares de pessoas a cada mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus