Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





terça-feira, 14 de julho de 2009

Um mergulho nos bailes funk em Campos


Uma pautinha interessante para os colegas do jornalismo diário: A territorialidade in (visível) dos bailes funk em Campos. O assunto é tema da monografia do futuro professor de Geografia, Almir Gonçalves de Souza Jr. A defesa acontecerá nesta quinta-feira (15) no IFF (ex-Cefet), às 16 horas.

Durante meses o estudante conviveu com jovens de comunidades faveladas para estudar o fenômeno. Lá pelas tantas um jovem do tráfico perguntou se o pesquisador não tinha medo de morrer.

Além de estudar os aspectos culturais e geográficos, ele entrevistou pessoas das comunidades, organizadores de bailes e também traficantes. O resultado vai ser apresentado à banca formada por doutores e mestres do IFF, Universidade Candido Mendes e Uenf.

Acostumados a acompanhar a vida dessas comunidades com a intermediação da polícia, nós da imprensa temos uma boa oportunidade de dar também um mergulho nesse rico universo. Na geografia aprende-se que uma paisagem, para ser verdadeiramente conhecida, exige mais que sensibilidade do olhar.

É preciso saber chegar, conhecer o que há por trás das aparências, a forma como as coisas se relacionam. O grande geógrafo Milton Santos usa como metáfora a prática de remover camadas de paredes até chegar àquela da tinta original. É assim que se desvenda a paisagem.

Quanto aos territórios, marcados por relações de poder, há nesse caso específico das comunidades muito o que desvendar. Vale lembrar problemas recentes, como a briga de grupos rivais da Baleeira e Tira Gosto, em eventos cívicos na frente da prefeitura de Campos. Isso tem a ver com a territorialidade, representada pela ação de determinados grupos numa fração de espaço e de domínio a partir de relações de poder.

No caso de Campos, a territorialidade dos traficantes é há tempos operada em rede. Da TG ou Baleeira eles dominam ruas e bairros. Essa situação complexa é do conhecimento de autoridades e da população. As implicações mais profundas disso, dizem os pesquisadores e acadêmicos, pouco têm sido percebidas pela imprensa.

Por outro lado, as percepções da academia não costumam chegar com facilidade à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus