Seguidores

Sobre o blog

A intenção é promover um diálogo entre fotografia, geografia e jornalismo.

Não é proposta, a princípio, trabalhar com o factual. Muitos blogueiros fazem isso com a maior competência. Os que mais sigo estão indicados na lista.

A menor interferência possível nos comentários também é proposta do blog.

Obrigado pela leitura ou espiada.





sexta-feira, 3 de julho de 2009

Jovens e paz


(Os participantes da Conferência "Juventude e Segurança Pública" - foto do blog do Sepé - Fabiano Seixas)

(Texto publicado nesta quinta-feira no Monitor Campista)

Estávamos todos trabalhando e de vez em quando surgia uma piada, uma conversa amena. Aí uma colega de trabalho recebe um telefonema que muda aquele momento. Era a realidade dura, lá de fora. Vinha de seu marido que acabara de passar pela Avenida 28 de Março. Houve tiroteio e ele queria que a colega o aguardasse para acompanhá-la. Um cuidado. Um carinho. Ambos são jovens, têm menos de 25 anos.

Passei imediatamente a pensar em como é injusta a violência que interrompe tanta potencialidade jovem, tanta promessa. E de como é interessante esse momento em que a juventude ganha as ruas de Campos para pedir um basta. Para pedir reflexão, mobilização social e política a fim de combater a violência que tem matado jovens. São muitos, mesmo numa cidade que até um tempo atrás era adjetivada como pacata.

Em todo mundo pensadores de várias áreas debatem fenômenos atuais como a falta de mobilização social a escassez de bandeiras que levem as pessoas à mobilização. E quando se reflete sobre o anestesiamento social é inevitável não pensar ou citar o jovem, os jovens. São eles a parte mais sensível das mobilizações. Foram eles a força popular mais robusta na derrubada de um presidente manchado pela corrupção – Fernando Collor – que tristemente voltou à cena política.

Talvez tenham sido eles as maiores vítimas das ditaduras recém-encerradas, a brasileira e outras tão ou mais cruéis na América do Sul. Os jovens que saíram às ruas de Campos não fizeram apenas um ato para a mídia preencher suas pautas. O movimento de mobilização contra a violência está tendo sequência. A conferência realizada no IFF para colher sugestões e ideias da juventude local e de autoridades mostra isso. O blog de Fabiano Seixas aqui tem
boas informações sobre o assunto.

Uma outra mobilização, de interesse de todos nós diz respeito a relações saudáveis em família, entre amigos, nos lugares públicos num esforço para desenvolver uma cultura de paz. É urgente colocar nas pautas de discussões das câmaras de vereadores, nas assembléias, no Congresso Nacional um debate maduro sobre o que fazer com o flagelo das drogas. É urgente repensar nossos hábitos e desestimular, esvaziar uma cultura de consumismo e individualismo tão facilmente identificada em out doors, na mídia, nas conversas de muita gente.

Um comentário:

Seja responsável

Quem sou eu

Os colegas têm em mãos uma ferramenta versátil e interativa. Para as postagens pedimos que se identifiquem. Assim, nossas manifestações poderão ser ainda mais responsáveis. Todos estão convidados a contribuir acrescentando com seus comentários informações, dados, detalhes que tornem nossa comunicação melhor. Para os comentários optamos pela mediação possibilitada pelo blospot. Mas nossa intenção é apenas resguardar pessoas e nossa instituição. Tão logo seja possível eles estarão na página. Outra questão é que o blog pretende-se dinâmico. Muda de acordo com as interações. Por exemplo, se os colegas quiserem criamos seções para artigos, crônicas, poesias, reflexões. Mandem seus textos assinados para iffcamposcentro@gmail.com No mais, vamos falando... Antonio Fernando Nunes - Comunicação Social do campus